Que remédio para esta política? Mais políticos

Carlos Abreu Amorim escreveu: “sem Manuela Ferreira Leite […], caso o PSD fosse liderado por gente com um talento político mínimo, estou convicto, Sócrates poderia estar em vias de perder as Legislativas”.

Concordo, mas não desejo o mesmo. Concordo porque Ferreira Leite está, à falta de novidades bombásticas (no PSD, nos dados económicos portugueses ou na governação de Sócrates), sem margem de significativa progressão, a única que a catapultaria para a governação.

Não desejo o mesmo porque o sistema eleitoral português, o “Estado-Asilo” e aspectos também importantes como os salários pouco atractivos da política favorecem a entrada na cena política de agentes de segunda categoria. Ferreira Leite, ao invés, tem obra e dela se conhecem rigor e carácter ímpares (ainda que, naturalmente, afectados pela sua submersão na política).

De Ferreira Leite se disse que estava “obcecada” com o défice, mas, já com o PS no poder, o liberalismo de Campos e Cunha foi “silenciado” e Teixeira dos Santos também tem tentado esvaziar o despesismo e o proteccionismo estatais, contrabalançando-os com aumentos de impostos para gerar mais receita e reduzir o défice.

Ao contrário de Carlos Abreu Amorim, não peço mais políticos com bom poder retórico, discursos mobilizadores e propostas demagógicas. Quero decisores conscientes do estado que Portugal atravessa e dispostos a desmantelar e reformular o que for preciso, sem terem em conta ambições pessoais na política. Ferreira Leite, bem coadjuvada, pode ser a pessoa certa na altura certa.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: