Liberdade

Nos meios homossexuais ingleses, as declarações do Papa Bento XVI da passada segunda-feira causaram protestos. Discordo igualmente desses protestos e das declarações do Papa.

Era o que faltava uma pessoa, só por usar saias, ou por ser Papa, não poder dizer tolices. Não é de esperar grande sensatez em adultos que acreditam que depois de uns gestos mágicos um copo de vinho se transforma em sangue. Mas as pessoas devem ter direito às suas tolices. De modo que os protestos dos homossexuais são indefensáveis porque querem policiar o pensamento dos outros. Era tempo de se assumir que há quem pense que envolver-se em práticas homossexuais é condenar a alma ao inferno, e de se passar a explicar a tolice desta posição, ao mesmo tempo que se reconhece o direito de a ter a quem quiser tê-la, seja um Papa ou um vendedor de hortaliça.

Há quem defenda que a liberdade de expressão não é para toda a gente e que pessoas como o Papa devem ter tento na língua. Mas eu não concordo. Toda a gente deve ter liberdade de expressão e o Papa em qualquer caso fala apenas para os católicos. Para quem haveria de falar? Se ele me disser que não devo entregar-me às alegrias da pederastia com suecos de dois metros de altura e que calçam o 45, estou-me nas tintas. Ele tem o direito de dizer isso e eu tenho o direito de ir para cama com eles.

Quando se começa a defender que algumas pessoas, que desempenham este ou aquele cargo, devem ter tento na língua é porque queremos construir uma sociedade baseada na mentira: é porque sabemos que, não fosse a mordaça, as pessoas diriam o que realmente pensam e o que realmente pensam é uma tolice. Mas então o melhor é deixá-las primeiro dizer as tolices para depois explicar por que razão são tolices.

Desidério Murcho, no Público
E em comentário no De Rerum Natura:

Só ouve quem quer. Que diabo, quando eu digo que toda a gente devia experimentar a pederastia porque é melhor do que a salada de bacalhau da Noruega, estou a falar para toda a gente mas só ouve quem quer. O Papa, como outras bestas deste calibre, falam sempre com um tom muito universal, mas a verdade é que falam sempre de uma maneira que exclui logo montes de gente: assim que ele começa a falar do Fantasma Santo, que se chama Espírito, e é a única pomba feia do mundo porque não é uma pomba nem do mundo, como escreveu Fernando Pessoa, exclui logo idiotas como eu que se estão nas tintas para essas maluqueiras de fantasmas que são três em um — eu nem gosto de sabonetes que são dois em um.

[…] “Eu sou português, homosexual (sic) e ateu. Não admito que um chefe de uma seita religiosa estrangeira qualquer venha denegrir a minha dignidade social e estabelecer juízos sobre a minha vida!!! Vão passear!!!” – Este é um comentário escrito por um leitor no Público. Esta é precisamente a mesmíssima atitude preconceituosa que têm as pessoas que dizem “Não tenho nada a ver com os maricas, desde que estejam longe de mim e não se casem”. E a atitude consiste recusar-se a ver a realidade tal como ela é, inventando então uma fantasia infantil e depois mostrar-se muito chocado de cada vez que a realidade lhe estraga a fantasia. Politicamente isto é perigoso. Eu gostaria que não existem pessoas como o papa, ou como os criacionistas, gostaria que não existissem racistas e machistas. Mas existe tudo isso na humanidade e temos de aprender a viver com todas essas pessoas. Não conseguimos fazer isso policiando o pensamento. Mas talvez o consigamos começando por aceitar o direito de as pessoas pensarem coisas que consideramos puras tolices, deixando de lado as parvoeiras das ofensas e das dignidades sociais e outras tretas do género.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

