Armando Vara (2)

Também foi sócio da Sovenco, sociedade de venda de combustíveis, juntamente com José Sócrates, Fátima Felgueiras e Virgílio de Sousa. Este último foi para a cadeia após provada corrupção num centro de exames de condução; Fátima Felgueiras pode ser o que suspeitamos; José Sócrates tem memória curta: em 2004, quando a Focus escavou este caso, disse que era a primeira vez que ouvia falar de tal empresa. Lembrou-se pouco depois.

Juntamente com o cargo que desempenhava na CGD, Vara foi em 2006 tornado administrador não executivo da Portugal Telecom, com um salário de 1250 euros para ir a uma reunião mensal. Saiu do cargo quando foi para o Millennium bcp.

O polvo estende-se: Joe Berardo, Goes Ferreira e outros accionistas do Millennium bcp que apoiaram a candidatura de Santos Ferreira recorreram a crédito da CGD para comprar mais acções do BCP. O total de cerca de 500 milhões de euros em causa cobriu a compra de 25% do BCP por 22 accionistas, sendo que dois dos cinco primeiros proponentes da lista de Santos Ferreira (Berardo e Goes Ferreira) compraram 4%. O curioso é que o crédito foi concedido (de forma totalmente legal, entenda-se) pelo Conselho Alargado de Crédito da CGD, à altura composto por Santos Ferreira (que era o CEO), Armando Vara, Celeste Cardona, Francisco Bandeira e Maldonado Gonelha. Era Armando Vara quem detinha o pelouro do crédito na CGD.

Escreve o Público: «estas operações resultaram em compromissos financeiros de accionistas do BCP aprovados, entre outros, por aqueles que agora são por eles apoiados na luta pela presidência do banco privado: Santos Ferreira e Vara. Todavia, quando o grupo estatal emprestou o dinheiro a Berardo, a Moniz da Maia, a Goes Ferreira e à Teixeira Duarte, não se previa ainda os acontecimentos mais recentes.»

  • Trackback are closed
  • Comentários (0)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: