Urticária (2)

É frequente argumentar-se que a maior parte dos casos de corrupção se deve a uma reduzida liberdade económica. Um outro ponto relevante, e para o qual não encontrei ainda respostas conclusivas, é o de a corrupção ser ou não superior em países com uma maior administração pública. Há dados interessantes a ter em conta numa tal análise:

world_map_index_of_perception_of_corruption

Corruption Perception Index, Transparency International

Salta logo à vista que os países nórdicos (os reis do Estado-Providência) estão na liderança da lista, com os menores índices de percepção de corrupção. Juntam-se-lhes a Alemanha, os Estados Unidos, a Nova Zelândia, a Austrália, a Suíça e a Holanda. No fundo estão os países previsíveis: Somália, Iraque, Sudão, Mianmar, Afeganistão, Guiné-Bissau, Zimbabué. A lista está aqui. Não é, portanto, uma questão linear: a gordura do Estado não influencia directamente a percepção de corrupção.

Há outros indicadores curiosos na imagem: uma queda acentuada de 2007 para 2008 nas percepções de corrupção norueguesa e britânica; uma melhoria significativa nos indicadores do Uruguai, da República Checa e da Eslovénia; Portugal em 32º lugar, o que é bastante bom; o Brasil em melhoria; e os restantes países sul-americanos em postos perigosamente próximos dos casos africanos e asiáticos mais preocupantes. A Venezuela, por exemplo, surge abaixo da Guiné-Bissau e ligeiramente acima do Zimbabué (este estudo revela que 96% dos venezuelanos acreditam que o nível de corrupção está a aumentar na vigência da governação Chávez)

  • Trackback are closed
  • Comentários (0)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: